25 de dezembro de 2015

Deputados aprovam fim de pensão vitalícia a ex-governadores do RS

Projeto da deputada Any Ortiz teve unanimidade na Assembleia Legislativa.
Subsídio para os próximos governadores será concedido por quatro anos.
O projeto que prevê o fim da pensão vitalícia a ex-governadores do Rio Grande do Sul foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. De acordo com o texto da deputada Any Ortiz (PPS), o subsídio para os próximos governadores será concedido por quatro anos.
Atualmente, oito ex-governadores recebem a pensão vitalícia: Jair Soares (PDS, hoje no PP), Pedro Simon (PMDB), Alceu Collares (PDT), Antonio Britto (PMDB, hoje sem partido), Olívio Dutra (PT), Germano Rigotto (PMDB), Yeda Crusius (PP) e Tarso Genro (PT). A nova lei vai valer para o político que suceder o atual chefe do Executivo, José Ivo Sartori.
"O recebimento de tal subsídio pelos ex-governadores de forma vitalícia e o recebimento desta por seus beneficiários legais causa, no mínimo, estranheza ao cidadão gaúcho, que vê em tal fato o pagamento de uma privilegiada 'aposentadoria' ou 'pensão' precoce e, via de regra, totalmente gratuita", diz a deputada na justificativa do projeto.
Os próximos governadores receberão, por quatro anos após deixarem o Piratini, um salário semelhante ao de um desembargador. "Entende-se que razoável, após a dedicação exclusiva à sociedade gaúcha, por período de quatro anos ou mais, de mandato, que se permita o pagamento de um subsídio temporal de até quatro anos, para que o ex-governador possa retomar suas atividades profissionais", prossegue o texto da parlamentar.
Do G1 RS


0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial