28 de agosto de 2015

Camarão gigante é pescado por camocinense e causa espanto na população local

Camarão é quase seis vezes maior que média do crustáceo pescado no CE.
Especialista acredita que espécie asiática foi trazida ao CE por navio.
Olivardo Vasconcelos teve de convencer os amigos de que a pesca de um camarão de 28 centímetros não era história de pescador. O crustáceo foi capturado na noite de quarta-feira (26), quando pescava junto com o pai em Jijoca de Jericoacoara, no litoral do Ceará.
“Quando vimos na rede, de longe, a gente achou que era um peixe estranho, só quando puxamos e vimos de perto é que percebi que era um camarão. Eu e meu pai ficamos abismados”, diz Olivardo. Em média, o camarão do litoral cearense tem cerca de cinco centímetros, quase seis menor que o achado em Jijoca de Jericoacoara.
O camarão ficou guardado na geladeira da família, já que eles ainda não decidiram que prato fazer com a pesca. “Sempre que a gente conta, as pessoas acham que é mentira, porque não tem camarão desse tamanho por aqui, mas a gente chama o pessoal até em casa para mostrar que é verdade”, diz o pescador e professor Olivardo Vasconcelos.
O professor Alberto Nunes, especialista em camarões do Instituto Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que o camarão é uma espécie oriunda do continente asiático e que possivelmente chegou até a costa cearense por meio de navios.
“Esse tipo de camarão é bem maior que o que se encontra entre o Ceará e Piauí e já foi cultivado no Brasil na década de 1980, mas não há mais dele por aqui, a não ser quando transportado nas águas de navios e acabam parando na costa local”, explica o professor.
Ainda segundo Alberto Nunes, há registro de um camarão da mesma espécie encontrado na Praia do Mucuripe, em Fortaleza, em 2002, de 28,5 centímetros, o maior já catalogado no litoral cearense.
Olivardo ressalta que na região onde pesca e vende pescado, no litoral oeste do Ceará, há restaurantes que atraem turistas com famosos pratos cujo camarão é o ingrediente principal. “Minha mãe até pensou em não cozinhar porque o camarão é muito grande, mas se virar um prato, com certeza só precisa dele para ter uma fartura”, diz.

Fonte: G1

1 Comentários:

Às 12:28:00 , Blogger Unknown disse...

Ainda está aqui na geladeira! Nem sei qual prato fazer com ele!

 

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial