29 de novembro de 2013

PACIENTE ACIONOU DEFENSORIA PÚBLICA PARA GARANTIR DA SMS TRANSPORTE À SOBRAL PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE


A dona de casa, Elisabete Magalhães, residente no Bairro Cruzeiro, nos relatou uma situação constrangedora da qual a mesma foi vitima  e que o  problema só foi solucionado por que ela resolveu, de forma imediata, adotar uma postura típica de quem conhece seus direitos frente ao poder público. Ela nos relatou que semanalmente às segundas, quartas e sextas-feiras realiza tratamento de hemodiálise em Sobral, através do SUS, sendo transportada pelos carros da Secretaria Municipal de Saúde de Camocim. Ocorre que, numa segunda-feira, ela esteve impossibilitada de fazer a hemodiálise por que se encontrava em Fortaleza, realizando alguns exames de saúde, requeridos para um transplante de rins, que em breve ela irá se submeter. Como não pretendia esperar pela quarta-feira, e assim quebrar o tratamento semanal, ela solicitou o transporte da Secretária de Saúde para levá-la até Sobral, isso na na terça-feira, e assim, garantir os três dias de tratamento semanal. A principio a Secretaria não atendeu ao pedido da paciente, antes insistiu para que a mesma fosse ao Hospital Deputado Murilo Aguiar. Algo que, segundo a paciente, não iria adiantar de nada.

"O meu problema não se resolveria no hospital. Eu teria que entrar numa máquina para tirar os excessos de líquidos", explicou.  

Depois de reclamar inutilmente na Secretária de Saúde, a paciente procurou auxilio da Defensoria Pública e, somente assim, depois de muito “sacrifício e briga, o problema foi resolvido, no mesmo dia. 

“Eu resolvi denunciar por que este povo se acha cheio de direito", disse a paciente que lembrou, "o tratamento é um direito meu, garantido pelo Estado, e  se a gente não denunciar o que está errado, as coisas não melhoram", disse a paciente Elisabete, que questionou, "existe uma verba especifica, destinado ao município para garantir o deslocamento das pessoas que fazem hemodiálise. O que estão fazendo com ela?"

Elisabete aproveitou o espaço no RC e pediu para que as pessoas prejudicadas não tenham medo de denunciar os problemas.

HEMODIÁLISE
É um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais. (Wikipedia)

Fonte: Revista  Camocim

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial