22 de julho de 2013

GENE INTRODUZIDO NO CROMOSSOMO 21 PODE ACABAR COM A SÍNDROME DE DOWN (NO LONGO PRAZO)

Um único gene chamado XIST, introduzido no genoma humano, poderá corrigir (no longo prazo) a anomalia genética do cromossomo 21, responsável pela síndrome de Down.
A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Massachussets nos Estados Unidos e representa um grande avanço no tratamento, baseado em manipulação de cromossomos.
Uma grande quantidade do gene XIST, que procede do cromossomo X dos mamíferos placentários, foi injetada dentro de células-tronco cultivadas in vitro. As células foram retiradas de uma pessoa com Down.
De acordo com os resultados da pesquisa, essa manipulação do genoma humano foi capaz de inativar a terceira cópia adicional do cromossomo 2,  que causa a síndrome. A técnica pode ser eficaz, embora só em embriões, na inativação de outras síndromes como as de Edward, Patau e Warkany.
“A pesquisa ainda está em células-tronco. Ainda vai levar no mínimo 10 anos para começarmos a tentar aplicar a técnica em humanos, embora esse prazo seja uma mera suposição. Mas trabalho há 23 anos com genética médica, e eu não vi, em nenhum momento, algo do gênero. Nunca tinha visto um avanço substancial no tratamento”, explica o geneticista brasileiro Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica.

Fonte: Diário do Nordeste

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial