25 de janeiro de 2016

No Ceará, semana começa com chuva em 147 municípios

A última semana de janeiro começou com chuva no Ceará. Nesta segunda-feira (25), as precipitações alcançaram pelo menos 147 cidades do estado, sendo a maior em Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 97 milímetros. O balaço é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), relativo ao período das  7h do domingo (24) até 7h desta segunda.
Em Fortaleza, dois postos registraram chuvas que ficaram entre as 10 maiores do estado: Pici (78,8 mm) e Messejana (72.6 mm). Além destes, os postos da Defesa Civil (49,7 mm) e Água Fria (30 mm) também marcaram precipitações.
Os municípios de Tauá (89 mm), Mombaça (88,2 mm), Icapuí (85,7 mm), Graça (75 mm), São Gonçalo Do Amarante (73 mm), Pacatuba (72,4 mm) e Arneiroz (71 mm) completam as maiores chuvas do período.
Previsão
A previsão da Funceme é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões no decorrer do dia.
Entre a madrugada e o início da manhã da terça-feira (26), há possibilidade de chuva na faixa litorânea. No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no Litoral Norte e na Serra da Ibiapaba.
Recargas nos açudes
As chuvas de janeiro que estão atingindo a maior parte dos municípios ajudam a estabilizar o nível dos reservatórios cearenses, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, a média geral de volume d'água nos 153 reservatórios monitorados pela companhia se mantém em 12,2%.
"A importância dessas chuvas é garantir que não se tenha perda de volume d'água, o que já nos ajuda nesse começo de ano. Isso, juntamente com a série de ações que vem sendo planejadas e desenvolvidas desde 2015, fazem com que não tenhamos nenhum município em colapso de abastecimento no Ceará", explica o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, após a reunião do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, na sexta-feira (22).
Dessalinização em larga escala
O grupo discutiu o andamento de obras de poços e adutoras espalhadas por todo o território cearense e projetou novas ações para 2016. Entre alternativas estudadas, o secretário-chefe de gabinete do Governo, Élcio Batista, citou dessalinização em larga escala. "Estamos pesquisando qual é a melhor tecnologia para implantar esse método aqui no Ceará", disse.
"Com o nosso esforço integrado, estamos conseguindo contornar situações mais delicadas, como as dos municípios de Quixeramobim, Salitre, Ibicuitinga, entre outros. Em Parambu, por exemplo, a chuva está ajudando bastante, mas mesmo assim, até o fim da próxima semana, teremos mais 13 chafarizes equipados e entregues para a prefeitura da cidade", disse Élcio.
G1 CE

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial