4 de outubro de 2014

Quem se enfraquece e quem se fortalece após o resultado das urnas



Quando a última urna do Ceará for apurada, o eleitor conhecerá não apenas seus próximos representantes, mas também os personagens de uma nova correlação de forças políticas do Estado.

Embora o segundo turno não possa ser descartado, a chance de a eleição para governador ser decidida já na noite de amanhã é igualmente concreta. Nesse caso, um mosaico de lideranças em ascensão e de políticos em declínio despontará.

Em jogo, a continuidade ou rompimento do ciclo liderado por Cid nos últimos oito anos. O chefe do Palácio da Abolição tem dito que, seja lá qual for o resultado da disputa, passará uma temporada no exterior – o que não significa que abandonará os bastidores políticos do Estado. Cid tem interesse em deixar raízes, e, da vitória de Camilo, depende parte de sua força para o futuro.
Para isso, também pesa o resultado das eleições para a Presidência da República. Parte do poder dos Ferreira Gomes está ancorado na proximidade com o grupo que detém o comando nacional, de quem o clã tem se mantido fiel aliado. A reeleição ou derrota de Dilma Rousseff (PT), portanto, é um dos fatores que definirão a lista de vencedores e vencidos no Ceará.

No quadro a seguir, o leitor confere projeções sobre o futuro de Cid e dos irmãos Ciro e Ivo Gomes – secretário estadual da Saúde e deputado estadual candidato à reeleição, respectivamente –, da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), do vice-prefeito da Capital, Gaudêncio Lucena (PMDB) e de outros personagens dos quais, provavelmente, o cearense poderá ouvir falar ainda mais a partir de 2015.

(Fonte: O POVO)

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial