CEARÁ SUPERA PRÓPRIA META NA AVALIAÇÃO DO IDEB
A aprendizagem dos alunos
das escolas públicas cearenses tem melhorado nos últimos anos. O fato pode ser
constatado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),
instrumento de medida criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados mostram que o Ceará atingiu e, em
alguns casos, ultrapassou as metas projetadas para 2011. O Ideb alcançado em
todo Estado foi de 4,9, quando a média prevista para esse ano era 4,0. Somente
em 2017, a expectativa projetada era chegar a 4,8.
Com os resultados, o Ceará
deixou a 17ª posição, em 2007, para o 8º lugar, em 2011, num comparativo entre
os estados brasileiros. A mudança de cenário é atribuída por especialistas a
diversas estratégias colocadas em prática nas escolas nos últimos sete anos,
envolvendo gestores, professores pais e alunos. As ações chegam aos mais
distantes lugares do Ceará, por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa,
implantado como política pública, a partir de um pacto de cooperação com os 184
municípios, pela atual gestão.
Com a meta de alfabetizar
todas as crianças de 6 a 7 anos de idade, o Paic está focado em cinco eixos
fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação
do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, foi
ampliado para atender até o 5º ano de escolaridade, por intermédio do Programa
Aprendizagem na Idade Certa - PAIC+5. O Paic também contribuiu para a
estruturação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Conforme Lucidalva Bacelar,
coordenadora de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação (Seduc),
em 2007, apenas 39,8% dos alunos chegavam alfabetizados ao final do 2º ano do
ensino fundamental. Em 2012, esse número subiu para 76,7%. Os dados foram
apurados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
(Spaece-Alfa) que também demonstra a queda de 47,5% para 8,7% do percentual de
alunos não alfabetizados nessa etapa escolar.
No artigo " O que
fazem as boas escolas?", elaborado pelos professores Joan Edesson de
Oliveira e Jocelaine Regina Duarte Rossi, doutor e mestre em Educação
Brasileira pela UFC, respectivamente, o Paic é apontado como principal
responsável pelo desempenho dos municípios. Conforme os autores, o programa ajudou
a trazer à tona a discussão central sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Cada município tem buscado
seu caminho para dar certo na educação. Um desses exemplos vem de Sobral,
localizado na região Norte do Estado. Para melhorar a aprendizagem, definiram
ações de redução do abandono escolar, de formação dos profissionais e
estreitaram contatos entre família e escola. O município ficou em 1º lugar no
Ideb entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Saiu do Ideb de 4,9, em
2007, para 7,3 , em 2011, quando a média esperada para esse ano era de 4,8.
(Assessoria
de Imprensa da Seduc)
0 Comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial