6 de outubro de 2015

PDT prepara para o dia 17 ato de filiação de Cid Gomes

Cid Gomes deve se filiar ao PDT no próximo dia 17, segundo o presidente estadual da sigla e ministro das Comunicações, André Figueiredo. Para a data, está marcada Convenção Estadual do partido, a ser realizada na capital cearense, quando o ato de ingresso do ex-governador é “uma possibilidade”. Dois dias depois, 19, será a vez da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (ambos do Pros), que comandará filiação coletiva de lideranças femininas à sigla no Estado.
Cid compareceu a dois atos de migração de seu grupo ao partido. No dia 16 de setembro, foi o irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, seguido por 63 prefeitos, entre eles Roberto Cláudio, no dia 28. Sem mandato e afirmando não ter pretensões de se candidatar no próximo ano, não haveria pressa para a mudança.
Janelas
Com a diminuição de um ano para seis meses do prazo para pré-candidatos trocarem de partido antes das eleições, a novela da migração do grupo à legenda pode durar até abril de 2016. Enquanto vereadores devem esperar pela janela que abre em abril, que garante troca partidária segura para eles, por estarem em último ano de mandato, deputados permanecem com situação indefinida e esperança de que nova brecha que os inclua seja aprovada.
Deputados estaduais e federais do grupo dizem preferir adiar definição para março. É o caso do deputado estadual Sérgio Aguiar, que afirma que a decisão de acompanhar o grupo no PDT está definida, mas pode esperar. “A tendência é até lá permanecermos no Pros, com a perspectiva de janela”, diz.
O deputado federal Leônidas Cristino reafirma a esperança na abertura de outra janela. “Não podemos colocar nossos mandatos numa posição frágil”, afirma. Antônio Granja, outro deputado estadual do partido, diz até que deputados podem nem mudar no próximo ano, caso não queiram se candidatar.
Ivo Gomes (Pros), cujo nome é citado para possível candidatura à prefeitura de Sobral, está entre os que ainda não migraram para o PDT. Por meio da assessoria de imprensa, disse estar aguardando as decisões do grupo e não confirmou os rumores da candidatura.
Saiba mais
A janela esperada pelos deputados é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada pela Câmara dos Deputados, e que tramita no Senado. Se aprovada até março de 2016, os parlamentares podem trocar de partido e se candidatarem no mesmo ano. Todos os políticos seriam beneficiados, independente do tempo de mandato.
Além dos 63 prefeitos, o PDT deve receber mais nove. A informação é de Zezinho Albuquerque (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Zezinho está entre os deputados que devem esperar abertura.

O POVO Online

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial