A INTERNET TORNOU-SE O SEGUNDO VEÍCULO DE INFORMAÇÃO
A Internet já passou o rádio e se consolidou como o
segundo meio mais consultado pelos brasileiros atrás de informação - perdendo
apenas para a TV aberta.
É a conclusão da "Pesquisa Brasileira de Mídia
2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência contratado pela Secretaria
de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para balizar sua
estratégia de comunicação.
Houve entrevistas nos 27 estados nacionais, com um
total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma margem de erro de um
ponto.
A ponderação dos entrevistados foi por sexo, grupos de
idade, instrução e atividade.
Cada entrevistado poderia indicar até três meios de
comunicação preferidos. em uma lista que incluía TV aberta, Internet, rádio,
jornal impresso, revista impressa.
***
A primeira questão foi sobre o meio de comunicação
mais usado. Pela ordem de preferência:
1. TV aberta, com 78% de primeira opção, 13% de
segunda e 2% dse terceira.
2. Internet, com 12% de primeira opção, 17% de segunda
e 9% de terceira.
3. Rádio, com 8% de primeira opção, 32% de segunda e
6% de terceira.
4. Jornal impresso, com 1% de primeira opção, 5% de
segunda e 7% de terceira.
5. Revista impressa, com 1% de segunda opção e 2% de
terceira opção.
***
A segunda questão foi sobre o meio de comunicação mais
usado para se informar sobre o Brasil.
A única mudança relevante é no item rádio, que 6%
apresentam como primeira opção de informação e 22% como segunda.
No caso das revistas, o percentual dos que a usam para
se informar cai para zero porcento como primeira e segunda opção; e para 1%
como terceira opção.
***
Por faixa etária, os dados surpreendem.
Na faixa de 16 a 25 anos, depois da TV aberta, há um
franco predomínio da internet. 25% das pessoas consultadas a consideram como
primeira opção de uso, contra 4% do rádio e zero porcento de jornais impressos
e revistas.
Até a faixa de 55 anos, a Internet supera o rádio e
até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É superada levemente pelos
jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas apenas 2% dos leitores dessa
idade privilegiam os jornais.
Embora preponderante em todas as faixas de idade, é
significativo o fato de que enquanto 85% do público com mais de 65 anos trata a
televisão como primeira opção, para a faixa dos 16 aos 25 anos esse percentual
cai para 70%.
***
No recorte por renda, a Internet crescer
expressivamente nas faixas de maior renda.
Para a faixa até um salário mínimo, a primeira opção é
a TV aberta, com 83%; a segunda é o rádio, com 10%; a terceira, a internet, com
5%; jornais e revistas impressos tem menos de 1%.
Quando se salta para o outro extremo, de renda
superior a 5 SM, a TV cai para 65%, a internet sobe para 25%, o rádio cai para
6%, jornais impressos para 3% e revista impressa continua abaixo de 1%.
***
Na frequência de uso, a internet também supera o
rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da semana, contra
19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1% dos que lêem
revista.
***
Na média de uso por dia, a Internet é campeão. A
Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44 horas durante a
semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25 durante a semana.
Com informações do
Blog do Luiz Nassif
0 Comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial