ESTADOS UNIDOS LANÇA CALAL DE TV EXCLUSIVO PARA CACHOROS
Estados Unidos - Com audiência potencial de 80
milhões de cachorros, foi criado nos Estados Unidos o DogTV, primeiro canal de
televisão com programação dedicada única e exclusivamente aos animais de
estimação, que passam cada vez mais tempo sozinhos em casa enquanto seus donos
trabalham.
Primeira iniciativa que oferece programação
exclusiva aos cães, o DogTV surge em contrapartida ao sucesso televisivo do
programa "O Encantador de Cães", de César Millán, e leva ao extremo
os cinco mil vídeos disponíveis no YouTube que mostram cachorros olhando
fixamente para a tela.
O canal, vinculado à plataforma de televisão por
assinatura DirecTV e disponível também na internet, oferece uma promoção
gratuita durante as duas primeiras semanas de agosto com o objetivo de chegar a
46 milhões de famílias americanas que tenham cachorro e conscientizar os donos,
de maneira progressiva, em relação ao bem-estar mental de seus mascotes.
"O que mais queremos é que os cachorros tenham
bons momentos com seus pais, mas infelizmente eles passam muito tempo sozinhos
em casa porque temos que trabalhar. Esta televisão é uma maneira de ajudá-los",
disse o executivo-chefe do DogTV, Gilad Neumann, ao canal CNBC.
A proposta da emissora para cães é mais elaborada
do que parece e utiliza dados de um estudo científico prévio: na gama de cores
utilizada predominam o vermelho e o verde, já que os cachorros não distinguem o
amarelo e o azul; a música, os sons e as frequências se adaptam àqueles que são
agradáveis para o ouvido canino; e o conteúdo procura 'estimular
psicologicamente' estes animais.
Além disso, as televisões de LCD, que emitem as
imagens a 100 hertz, anularam a diferença que se produzia entre a visão humana
- que conecta imagens em movimento a partir de 50 e 60 hertz - e a canina -
entre 70 e 80 hertz.
Antes, com o antigo sistema de televisão, um
cachorro percebia o salto de imagem e via a programação como 'frames'
descontínuos.
Os criadores do Dog TV se baseiam em uma pesquisa
do American Kennel Club e da marca de comida para cachorros IAMS que revelou
que quase a metade dos donos entrevistados constatou que seus cachorros já tinham
demonstrado interesse pelo que passa na televisão.
A programação do DogTV é exibida 24 horas por dia
durante toda a semana e se divide em três grandes blocos. "Os cachorros,
como os humanos,também ficam entediados quando assistem sempre a mesma coisa",
garantiu o executivo-chefe da emissora.
O primeiro bloco é de programas relaxantes que
mostram paisagens espetaculares e outros cachorros "relaxando", sem
nada que agite os espectadores.
O segundo é dedicado a programas estimulantes, com
mais movimento, mais interação entre vários cachorros e sons mais brincalhões.
O canal educativo "usa os avanços da ciência veterinária, ajuda os
cachorros a reagirem melhor diante dos diferentes estímulos de seu dia a
dia", segundo detalha o DogTV.
Por enquanto, não há publicidade e o preço deste
canal oscila entre US$ 5 e US$ 10 mensais, de acordo com o pacote de ofertas de
canais, mas, de qualquer forma, é muito mais barato que as creches de cachorros
que estão na moda e já cobram mais de US$ 100 por mês.
"Os estudos indicam que os cachorros se sentem
melhor com a companhia da televisão, e especialmente com o conteúdo
adequado", informa o DogTV, que garante que sua programação é para
cachorros de todas as idades.
O canal não exclui outros animais de estimação, mas
escolheu se dedicar aos cães por serem os melhores amigos do homem. "Os
gatos não são tão sociáveis e não sofrem tanto com a solidão", concluiu o
canal.
Fonte: O
Dia
0 Comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial