26 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO DE CAMOCIM NÃO COMEÇOU BEM: FALTA MERENDA, TRANSPORTE ESCOLAR E PROFESSORES.


Acho que já está na hora de resolver o problema da falta de merenda nas escolas. Infelizmente, este é o tipo de situação em que é inadmissível para a população e principalmente para as famílias mais empobrecidas da nossa cidade. São muitas as crianças que tem, somente na escola, a única oportunidade de fazerem, talvez, a única refeição do dia.
As informações que chegam a nós é de que crianças de algumas escolas estão tendo que voltar cedo pra casa por falta de merenda escolar. Isso é um absurdo! Uma crueldade.  Muitas crianças saem cedo de casa sem tomarem café nem o café da manhã na esperança da suprirem esta necessidade na escola.
Até onde se sabe, educação e saúde são prioridades essenciais para o município. Hoje, ao passar perto da escola em que meu filho estuda, vi muitos alunos já de retorno pra casa. Perguntei a um grupo deles o motivo pelo qual eles estariam saindo antes do horário normal, e eles responderam: “é por que não tem merenda hoje, e quando não tem merenda a tia solta mais cedo”, disseram os alunos. Ainda bem que a tal “tia” é sincera e sabe que nem pão, nem mortadela, têm pra oferecer aos alunos.
Os recursos financeiros para que a prefeitura compre a merenda escolar partem do governo Federal através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Mas, na ausência ou na demora deste repasse chegar, compete à prefeitura usar de sua dinâmica administrativa para resolver estes problemas, algo que não está sendo feito, ou se está, ninguém sabe, pois a grande certeza é que muitos alunos estão sendo prejudicados com a falta da merenda e com o descumprimento da carga horaria diária. Veja os repasses do FNDE para Camocim AQUI
 Recebemos também a informação que está faltando transporte escolar em algumas comunidades, como por exemplo, em Amarelas, onde os alunos até sexta-feira não tiveram aulas devido à ausência dos transportes.  Também está faltando professores para algumas disciplinas como, por exemplo, na Escola Francisco Othon, até a semana passada não tinham professores de inglês, e na Escola General campos estariam faltando 03 professores de matemática.
 Ainda sobre a merenda escolar, tivemos a informação de que uma criança de um centro de educação infantil, ao tomar uma sopa de soja com um suco de caju servido com bolacha mofada, sofreu uma disfunção intestinal, tendo que ser levada pra casa.
O blog está aberto para os responsáveis da secretaria de educação se manifestarem, se assim desejarem.  

Fonte: Revista camocim



0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial