25 de junho de 2016

Prefeito de Quiterianópolis é afastado do cargo por desvio de verbas do Fundeb

O despacho, da última terça-feira, 21, foi feito pelo juiz titular da 24ª Vara Federal de Tauá, João Batista Martins Praga Prata

José Barreto Couto, prefeito do município de Quiterianópolis, foi afastado do cargo por suspeita de desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O despacho, da última terça-­feira, 21, foi feito pelo juiz titular da 24ª Vara Federal de Tauá, João Batista Martins Praga Prata.

Decisão do afastamento e do bloqueio de bens, no valor de R$ 8.825,62, foi baseada em ação de improbidade movida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) ainda em 2015.

Além do prefeito, são alvos da ação civil pública de improbidade a vice-­prefeita, Antônia Genilde Soares de Melo; a primeira-­dama do município, Juliana Monteiro Abreu; e a empresa J.M. Abreu Locação de Veículos Máquinas e Equipamentos. O motorista da empresa, Antônio Rodrigues de Souza também está sendo investigado.

Mesmo sendo ré no processo, Genilde Soares assumirá interinamente a Prefeitura de Quiterianópolis. A acusação do MPF-­CE é de que os gestores utilizavam verba do Fundeb para pagamentos de empregados da empresa, que pertence à primeira-­dama.

Vereador do município, José Mauri Soares de Lima foi autor da denúncia que motivou o processo. "Aduz o vereador que o prefeito destina verbas do Fundeb ao pagamento de diversos profissionais, como comerciantes e advogados, que não estariam efetivamente exercendo qualquer função ou cargo na educação municipal e, alguns, sequer prestavam qualquer tipo de serviço", diz trecho da ação.

A reportagem não conseguiu localizar nenhum dos investigados. Durante toda a manhã, ligou para contatos da Prefeitura de Quiterianópolis, mas as ligações não completavam.
Fonte: O POVO Online

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial