Estudantes do ensino público se destacam no Enem
A
preparação ao longo do ano foram o diferencial para que alunos tivessem boas
notas em provas como a de Redação.
A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada na última terça-feira (13), mostrou que
alunos do rede pública de ensino também garantiram boas notas. Kállek Ferreira, de 19 anos, por exemplo, foi um dos 250
alunos de todo o Brasil que atingiram a nota máxima na prova de Redação. Estudante concludente
do Liceu de Maracanaú, o jovem atribui
ao interesse próprio pela língua portuguesa um dos motivos pelos quais garantiu
a boa nota no exame. "Minha preparação veio antes mesmo de saber o que era
o Enem, veio do meu cotidiano. Eu sempre gostei muito de conhecer as palavras,
gostava até de ler dicionários, conhecer os significados e saber mais sobre a
gramática", afirma.
Kállek ressalta, entretanto, que o preparo que teve ao
longo do ano fez o diferencial para que conseguisse escrever um texto nos padrões
exigidos pelos corretores do Enem. Na primeira vez que prestou o exame, em
2013, mesmo tirando a nota 720 na Redação, acabou zerando uma das competências,
que pedia a elaboração de uma proposta de intervenção para o tema sugerido.
"Eu não tinha muita ideia de como era o texto, a estrutura. Depois disso,
comprei livros de preparação para o Enem e me aprofundei em como redigir textos
argumentativos e dissertativos. Como eu gosto muito de filosofia, também usei
bastante das ideias dessa área para escrever meu texto", conta.
Preparação
Lílian Vidal, de 17 anos, também do Liceu de Maracanaú, também teve uma
experiência parecida. O gosto pela escrita desde criança foi um dos fatores que
a levou a obter 960 na Redação do Enem.
Contudo, a primeira vez em que prestou o teste, em 2013, também não trouxe uma
boa recordação para a jovem. "Eu havia tirado uma nota muito baixa e
cheguei a ficar decepcionada, pois as pessoas já elogiavam meus textos. A
partir daí comecei a ler as redações que haviam tirado nota mil, passei a
escrever toda a semana, pedia ajuda para os professores corrigirem, além de ler
jornais, para ficar ligada nos assuntos mais comentados", relata.
A escola em que estudou durante o ensino médio também
foi parte importante da formação de Lílian, conforme ela diz: "Desde o
começo do ano o Liceu deu muito foco para o Enem, oferecendo aulões à noite e
no fim de semana. A escola criou muitas iniciativas, o que foi muito bom para
os alunos que realmente se interessam. Tenho muitos colegas que também tiraram
notas acima de 600 nas outras provas e notas boas nas redações".
Fonte: Diário do Nordeste
0 Comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial