Exame de toque ainda é tabu para os homens brasileiros
Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista
e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em
função da descoberta em estágio avançado
O câncer de próstata é a
doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de
pele, que não seja o melanoma. Estatísticas apontam que, a cada seis homens, um
é portador da doença.
Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e,
até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em
função da descoberta em estágio avançado.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado
pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de
conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de
mortalidade.
O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do
calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater
a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A
forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor
masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma
castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função,
juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de
mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre
2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.
De acordo com especialistas, o preconceito com o exame
de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros
declararam já ter feito o exame.
Na capital fluminense, vias expressas e monumentos
fazem parte da campanha. Segundo a concessionária que administra a via expressa
Linha Amarela, os colaboradores trabalharão com uma fita azul no atendimento
aos usuários.
Além disso, a concessionária pede que as pessoas
trabalhem de azul em um dia do mês. Os corredores e computadores serão
enfeitados com o tema da campanha, além da inclusão de um pop-up no site
oficial da empresa.
No dia em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao
Câncer de Próstata – 17 de novembro -, o Cristo Redentor será iluminado de azul
em apoio ao Novembro Azul.
De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado
pela Vida, Marlene Oliveira, a campanha é referência na missão de orientar a
população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais
frequência.
"Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente
ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já
avançado", destaca Marlene Oliveira.
O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a
partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados,
como familiares e parceiros.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial