5 de outubro de 2014

Após passar 4 anos longe da política, Tasso Jereissati é eleito para o Senado Federal



Depois de 4 anos, quando foi derrotado para o Senado nas Eleições 2010, Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB) retorna ao Senado Federal. Com 90% das urnas apuradas no Ceará, o candidato já garantiu a eleição, com vantagem de aproximadamente 20% em relação ao segundo colocado, Mauro Filho (PROS).
A vitória do tucano já era esperada entre os eleitores cearenses. Desde o início da campanha política, Tasso surgia nas pesquisas em primeiro lugar e com ampla vantagem em relação ao segundo lugar, o ex-secretário da Fazenda Mauro Filho, que era o candidato do governador Cid Gomes (PROS).
Na coligação “Vamos juntos por um Ceará de todos”, Tasso formou chapa com Chiquinho Feitosa, que ficou na 1ª suplência, e o médico Fernando Façanha, que ficou na 2ª suplência. A coligação tem como candidato ao Governo o senador Eunício Oliveira, do PMDB. A disputa para o Governo estendeu-se para o segundo turno e os eleitores vão decidir quem será o próximo governador, se Eunício ou se Camilo Santana (PROS), no dia 26 de outubro.
Tucano resistia em candidatar-se no início do ano
Inicialmente, Tasso Jereissati não pretendia concorrer à única vaga para o Senado nestas Eleições 2014. Desde 31 de dezembro de 2010, quando deixou o Senado, o tucano dedicava-se a um “projeto pessoal“, como enfatizou em diversas entrevistas ao longo do tempo em que estava afastado. O ex-governador aplicava-se em cuidar dos netos e das empresas que possui no Ceará.
Com a proximidade do pleito eleitoral, Tasso acabou cedendo aos pedidos do amigo Aécio Neves, que precisava de um nome de peso para fortalecer a campanha presidencial do PSDB no Ceará; e aos correligionários e militantes da sigla, que queriam a volta do principal nome do PSDB no Estado.
A primeira vez que Tasso expôs a possibilidade de candidatar-se foi no dia 22 de abril, no encontro dos representantes dos 27 diretórios do partido, que ocorreu em Brasília. “O grande compromisso com esse partido é a candidatura do Aécio à Presidência da República. Dentro desse compromisso, se for, em algum momento, importantíssimo para consolidação dessa candidatura no Estado e se isso for realmente inevitável, nós estamos comprometidos e vamos levar esse compromisso mesmo que haja algum projeto pessoal que tenha que ficar em segundo plano”, disse o tucano em entrevista coletiva no dia do encontro.
A confirmação da candidatura veio na convenção do PSDB, no dia 30 de junho, um dia após a convenção que homologou Eunício Oliveira como candidato ao Governo.
Relembre breve biografia de Tasso
Tasso Ribeiro Jereissati nasceu em 1948 em Fortaleza. Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Aos 38 anos, foi governador do Ceará pela primeira vez. O primeiro mandato do tucano foi entre 1987 e 1991. Depois, foi reeleito por duas vezes consecutivas e chefiou o Executivo estadual entre 1995 e 2002. Em 2003, foi eleito senador da República. Nas eleições de 2010, perdeu vaga do Senado para Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).
Fonte: Verdinha

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial