ENEM PODERÁ SER TRANSFORMADO EM AVALIAÇÃO SERIADA, DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS
Proposta em análise na Câmara também
fixa número mínimo de horas/aula no ensino médio e permite que as escolas
ofertem os conteúdos de sociologia e filosofia diluídos em outras disciplinas.
A Câmara dos Deputados
analisa o Projeto de Lei 6003/13, que prevê a realização do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) em três etapas, uma avaliação ao final de cada ano do
antigo 2º grau. Pelo texto, do deputado Izalci (PSDB-DF), as duas primeiras
provas deverão aferir o conteúdo apreendido pelo aluno. Já o último teste será
de aptidão vocacional.
De acordo com Izalci, a
avaliação seriada permitirá que o desempenho do estudante seja gradativamente
testado e as oportunidades de progresso, decorrentes do exame, aproveitadas de
maneira efetiva ainda ao longo do processo de escolarização.
Ensino médio
A proposta, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei9.394/96), também prevê que o ensino médio terá, pelo menos, três mil horas de aulas, ao longo de, no mínimo, três anos. Segundo o autor, dessa forma, será possível tornar como regra geral a jornada escolar diária de cinco horas. Essa duração, na opinião do deputado, “é indispensável para o desenvolvimento adequado das propostas pedagógicas dessa etapa escolar”.
A proposta, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei9.394/96), também prevê que o ensino médio terá, pelo menos, três mil horas de aulas, ao longo de, no mínimo, três anos. Segundo o autor, dessa forma, será possível tornar como regra geral a jornada escolar diária de cinco horas. Essa duração, na opinião do deputado, “é indispensável para o desenvolvimento adequado das propostas pedagógicas dessa etapa escolar”.
O texto ainda muda a
maneira como as escolas deverão ofertar sociologia e filosofia, que hoje são
disciplinas obrigatórias ao longo dos três anos do ensino médio. Pelo projeto,
seus conteúdos poderão ser diluídos em outras matérias do currículo.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira
Fonte: 'Agência Câmara Notícias'
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