6 de setembro de 2013

DE OLHO EM 2014, CID GOMES ANUNCIA MUDANÇAS NO SECRETARIADO

De olho em 2014, Cid Gomes anuncia mudanças no secretariado
O governador Cid Gomes publicou, em perfil do Facebook, que irá anunciar mudanças no secretariado do Governo nesta sexta-feira (06). Sem detalhes, nomes ou datas. Apenas uma frase: “Amanhã [hoje] devo anunciar mudanças nas Secretarias de Estado”, informou. E foi o suficientes para colocar o meio político em polvorosa.
A justificativa para a mudança é a disputa eleitoral. Os secretários que têm intenção de concorrer e já se manifestaram pela candidatura na eleição de 2014, devem deixar o governo. Secretários adjuntos devem assumir as vagas neste primeiro momento.
Segredo?
Nos bastidores, a informação é de que Cid Gomes teve uma conversa reservada com todos os secretários que deixam os cargos nesta sexta-feira. Já os demais secretários andam tão curiosos quanto a imprensa.
Quem sai?
Cid Gomes vai mudar, pelo menos, oito secretários. A lista é composta por: Gony Arruda (Esporte), Mauro Benevides Filho (Fazenda), Camilo Santana (Cidades), Professor Pinheiro (Cultura), Evandro Leitão (Desenvolvimento Social), Ferrucio Feitosa (Especial da Copa), Arruda Basto (Saúde) e Fernando Oliveira (Procuradoria).
Bezerra fica?
Alguns aliados e membros da bancada de oposição chegaram a cogitar mudanças na área da Segurança Pública. Na semana passada, o chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, chegou a comentar nas redes sociais que 
“jamais nomeie alguém que você não pode demitir”, atribuindo frase a Tancredo Neves. Mas a mudança, se ocorrer, deve ficar para depois.
Dança das cadeiras na AL
Vale lembrar que Mauro Filho, Camilo Santana, Gony Arruda e Professor Pinheiros são deputados estaduais eleitos e voltam para a Assembleia Legislativa. A dança das cadeiras no Parlamento estadual vai fortalecer a base de apoio de Cid Gomes. Um dos críticos do atual governo, o deputado Antonio Carlos (PT), deve ficar fora da composição da AL.
Mauro 2014?
Outro detalhe é que Mauro Filho pode aproveitar os holofotes e a exposição diária que o Parlamento oferece para consolidar seu nome na disputa pela sucessão de Cid Gomes. O 
“deputado secretário” é cotado como possível nome do PSB para disputar o cargo de governador do Estado.
“Governo forte”
Cid Gomes pretendia fazer as substituições em junho, durante as manifestações de rua. Contudo, recuou. Agora, passada a tempestade, o governador resolveu antecipar as mudanças para dar tempo aos novos secretários para manter o governo em operação até o último dia de seu mandato.
 “Quero que 2014 seja um ano forte”, tem dito o governador a seus assessores, segundo informações da revista Época.
Futuro
Cid não concorrerá às próximas eleições. Ele ficará no cargo até o último dia do mandato. Depois, pretende assumir um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.
Desincompatibilização
A motivação para a mudança do secretariado acontece bem cedo. Afinal, os prazos para desincompatibilização para quem pretende disputar as eleições do próximo ano variam de três a seis meses antes da eleição marcada para 5 de outubro de 2014, dependendo dos cargos dos pretensos candidatos.
Fonte: Politica com K

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial