30 de novembro de 2016

Ceará anuncia Gilmar Dal Pozzo como novo treinador

Fumaça branca em Porangabuçu. Gilmar dal Pozzo é o novo técnico do Ceará. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira no site oficial do clube. A diretoria confirmou que a apresentação do novo treinador está marcada para esta quarta-feira (30), as 17h, na sala de imprensa da sede do Alvinegro, em Porangabuçu.
Em 2016, Dal Pozzo teve passagens por Náutico (onde começou a temporada) e Paysandu, mas acabou demitido de ambas as equipes por sequências de maus resultados.
Aos 47 anos, Gilmar Dal Pozzo é ex-goleiro e iniciou a carreira como técnico de clubes do Sul do País, como Veranópolis, Novo Hamburgo, Criciúma e Chapecoense. Neste último, o melhor trabalho. À frente da equipe por quase dois anos (entre 2012 e 2014), ele conquistou dois acesssos, da Série C para a B, e da B para a 1ª divisão.
O Alvinegro de Porangabuçu encerrou a temporada 2016 na derrota diante do Vasco e só volta a campo para compromissos oficiais na estreia do Estadual 2017.
Fonte: O Povo


Voo de Guarulhos a Juazeiro do Norte faz pouso de emergência em Brasília

Uma aeronave da Avianca que saiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Em nota, a companhia informou que havia 99 passageiros a bordo, e que o desembarque "transcorreu normalmente".

Ainda segundo a Avianca, a aeronave "apresentou uma indicação atípica no sistema de ventilação. Por precaução, o comandante optou por alternar a viagem para Brasília". A companhia diz estar prestando assistência aos clientes.

Por volta das 18h50, imagens da TV Globo mostravam que os passageiros desembarcando no solo do aeroporto JK. De acordo com a Polícia Federal, houve um "alerta de fumaça a bordo" e o comandante achou melhor pousar em Brasília.

O avião, um Airbus modelo A318, ainda voaria por cerca de uma hora até pousar em Juazeiro do Norte. A PF informou que não havia nada "aparentemente anormal" na aeronave. Por segurança, a manutenção foi acionada e deve fazer uma vistoria.
Fonte: G1 DF

Jorginho não é mais treinador do Vasco

Após obter o acesso à Série A com a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, o técnico Jorginho se reuniu com a diretoria nesta segunda-feira em São Januário e deixou o comando da equipe. Ao lado do presidente Eurico Miranda e de seu auxiliar Zinho, ele se despediu.

"Cheguei com o Vasco em último, situação difícil. Nosso projeto era trazer honra ao Vasco. Por pouco não permanecemos na primeira divisão. O trabalho foi muito bem feito. Ficamos todas as 38 rodadas na zona de classificação para a Série A. Saio com a missão cumprida. Não da forma que gostaria, mas com o Vasco na primeira divisão", disse.
O nome mais forte nos corredores de São Januário é o de Cristóvão Borges, que trabalhou no clube entre 2011 e 2012. Uma corrente do clube também faz lobby por Vanderlei Luxemburgo.
Jorginho, que chegou ao Vasco no fim de 2015, já havia deixado seu futuro incerto na entrevista coletiva que concedeu após a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no último domingo, no Maracanã.
O treinador também levará seus auxiliares Zinho e Joelton Urtiga.

Fonte> Uol

28 de novembro de 2016

Sérgio Aguiar rejeita convite de Camilo e racha com abolição para disputar contra Zezinho

O governador Camilo Santana convidou o 1º Secretário da Assembleia, Sergio Aguiar, para uma reunião hoje à tarde na Residência Oficial com todos deputados da base aliada. Sérgio comunicou a Camilo que não vai, pois sua candidatura é irreversível.

Sérgio Aguiar sustenta estar sendo honesto tanto com o governador Camilo quanto com Cid Gomes. " ão vou desistir. Camilo e Cid apoiam Zezinho. Então, iremos bater chapa no plenário da Assembleia. Quem tiver mais voto, ganha."

Essa coragem de Sérgio irritou profundamente a Cid e Ciro Gomes. Também deixou Camilo indignado e há promessas de retaliações se Sergio e seus aliados não recuarem imediatamente, desistindo dessa candidatura, que o Abolição e os FGs consideram "uma aventura", porque a vez é de Zezinho.

Ciente das pressões de Camilo, o líder do bloco PSD-PRP-PMB-PEN-PCdoB, deputado Osmar Baquit, publicou nota garantindo que a candidatura de Sergio Aguiar vai até o fim e enfrentará a reeleição de Zezinho Albuquerque.

Leia a nota de Osmar Baquit: Bloco PSD-PMB-PEN-PCdoB-PRP decide apoiar Sérgio Aguiar

O Bloco PSD-PMB-PEN-PCdoB-PRP, por decisão democrática e unânime de seus 11 (onze) integrantes, deputados estaduais: Osmar Baquit (PSD), Roberto Mesquita (PSD), Gony Arruda (PSD), Odilon Aguiar (PMB), Bethrose (PMB), Laís Nunes (PMB), Naumi Amorim (PMB), Carlos Felipe (PCdoB), Augusta Brito (PCdoB), Joaquim Noronha (PRP) e Bruno Gonçalves (PEN), afirma apoio ao deputado Sérgio Aguiar como candidato à Presidência da Assembleia Legislativa, em virtude da colocação de duas chapas que disputarão à Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual.
Fonte: Sobral 24h


ESTIAGEM - 52,3% dos açudes estão em secos ou em volume morto

Ainda segundo boletim diário da Cogerh, 133 dos 153 reservatórios monitorados pela companhia, apresentam nível abaixo dos 30%

A cada dia que passa, a situação hídrica do Ceará piora. De acordo com o boletim da sexta-feira (25) da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh), a população cearense conta apenas com 1,38 bilhão de m³ de água para abastecimento humano, de animais e agricultura. Isso representa 7,39% da capacidade total dos 153 açudes monitorados pela Companhia. E mais, 52,3% desses reservatórios estão secos ou em volume morto.

O Castanhão, por exemplo, o maior açude, está com 5,36% de água, o que representa 359,05m³. Em janeiro desse ano, seu volume era de 738,30m³ou 6,32% de sua capacidade de 6,700 bilhões de m³. Já o Orós, da Bacia do Alto Jaguaribe, possui atualmente 16,93% de seu total. Desde setembro, suas águas são transferidas para dar suporte ao Castanhão que, por sua vez, abastece o sistema Pacoti /Riachão/Gavião de Fortaleza.

Em julho desse ano, o governador Camilo Santana revelou uma série de ações que já estão em fase de execução ou que deverão ser implementados de forma emergencial até março de 2017. Entre as ações, reforço no combate às perdas; perfuração de poços em prédios públicos e áreas de abastecimento crítico; perfuração de poços no Pecém;aproveitamento do Sistema Hídrico do Cauípe; aproveitamento do açude Maranguapinho; sistema de reúso da lavagem dos filtros da ETA Gavião; implantação dos sistemas de captação pressurizada no Gavião; uma adutora de água tratada para reforço do abastecimento de Aquiraz; revisão da Tarifa de Contingência que passou para 20%; redução da oferta de água em 20% para as indústrias da RMF e plano de comunicação, informando e ressaltando a conscientização.
Fonte: Diário do Nordeste

Casamento homoafetivo cresce 154% no Ceará desde 2013, segundo IBGE

Primeiro casamento homoafetivo do Ceará foi realizado em Tauá. Em 2015, foram realizados no Estado 469 uniões igualitárias.
Os registros de casamento entre pessoas do mesmo sexo tiveram crescimento de 154% no Ceará, desde 2013, quando a união homoafetiva foi regulamentada pelo Poder Judiciário.  Em Fortaleza,  o aumento foi de 112%. De acordo com a pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente em 2015, foram realizados no Estado 469 uniões igualitárias. Em Fortaleza, ocorreram 333 casamentos de pessoas do mesmo sexo.

O Judiciário determinou a conversão em casamento da união homoafetiva no Ceará, por meio do Provimento nº 2/2013, expedido pela Corregedoria Geral de Justiça (CNJ). A medida assegurou a validade e eficácia das novas formas de união, observando os princípios constitucionais da igualdade e tolerância.

Dessa forma, os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado passaram a reconhecer a união igualitária como entidade familiar, servindo a escritura como prova de dependência econômica, constituída para os efeitos administrativos de interesse comum, perante a previdência social, entidades públicas e privadas, companhias de seguro, instituições financeiras e creditícias e outras similares.

Primeiro caso

Mas mesmo antes da regulamentação, o casamento homoafetivo, no Ceará, já era autorizado por alguns juízes a partir de 2012.  Em 17 de outubro de 2012,  o juiz Luciano Nunes Maia Freire, titular da 3ª Vara da Coarca de Tauá, no sul do Estado, autorizou, um cartório da cidade a realizar casamento entre dois rapazes.

Na decisão, o juiz ressaltou que “o casamento civil é o instrumento pelo qual o Estado busca tutelar a família e, como a Constituição Federal assegura a existência de múltiplas formas familiares, não existe impedimento para que os pares homoafetivos possam se casar”. Segundo o juiz, como não há vedação expressa de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Código Civil, não é possível negar ao autorização ao casamento homoafetivo, “sob pena de malferimento à dignidade da pessoa humana”.

Regulamentação

Desde 2011, a união entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade no Brasil. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a união homossexual à heterossexual. Dois anos depois, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução nº 175, determinando que os cartórios de Registro Civil de todo o País celebrassem o casamento.
Fonte: G1 CE


Estado do Ceará tem mais de 1,2 milhão de analfabetos

A taxa de analfabetismo no Ceará chegou, em 2015, a 16,5%, de acordo com Pnad. O índice nacional é 8%
Um dos maiores desafios da educação no Ceará é reduzir as taxas de analfabetismo. Apesar dos avanços em políticas públicas voltadas para que os estudantes consigam ler e escrever na idade certa, o Estado tem uma taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais de 16,5%, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se compararmos com o índice nacional para esta mesma faixa etária, que foi de 8%, o percentual é quase o dobro.

E, se o Brasil conseguiu reduzir 0,3 ponto percentual em relação a 2014 (8,3% ou 13,7 milhões de pessoas), o Estado apresentou um leve crescimento. São, segundo o levantamento, 1,206 milhão de analfabetos no Ceará em 2015. Em 2014, tínhamos 1,116 milhão de analfabetos com idade a partir de 15 anos. O que significa um aumento de cerca de 8%.

A Pnad também revelou que, na Região Metropolitana de Fortaleza, há 265 mil jovens e adultos que não conseguem ler e escrever. A taxa de analfabetismo cai para 8,3%. Em2014, eram 268 mil e a taxa era 8,4%. Historicamente, como explica o supervisor de Documentação e Disseminação da Informação da Unidade Estadual do IBGE no Ceará, Helder Rocha, as taxas de Fortaleza e Região Metropolitana são melhores que do Interior do Estado. No entanto, não se registrou um crescimento.

O índice é próximo à média do Nordeste, que ficou com 16,2%. Mas apesar de registrar a maior queda de analfabetos na região, passando de 22,4%, em 2004, para 16,2%, em 2015, os nove Estados ainda são responsáveis pela taxa mais elevadas do País. As menores taxas continuaram a ser as das regiões Sul (4,1%) e Sudeste (4,3%).

Programas

A professora do curso de Letras e coordenadora adjunta do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) - Ceará, Mônica Serafim, acredita que ainda precisa avançar muito para conseguir reverter esses índices. Para ela, é preciso formação continuada em linguagem para o professor, investimento em infraestrutura das escolas e sanar fatores sociais. "Um aluno com 15 anos teria já que ter concluído o ensino fundamental. Se ele não é alfabetizado, é preciso ter atratividade em sala de aula para que ele permaneça na escola. E é preciso também que ele não deixe de estudar para trabalhar, o que ocorre muito", justifica.

Monica Serafim confessa que o maior desafio é a alfabetização, por ser a base de todo o conhecimento. "Se o aluno não consegue ler e escrever, ele vai ter dificuldade em outras etapas da vida escolar", explica ela, que acredita que em 2021 o Ceará poderá sentir uma redução significativa do analfabetismo a partir dos programas como o Pnaic. "Fizemos uma previsão para o MEC de que teríamos uma forte redução desses índices em sete anos", acrescentou.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) informou que desenvolve ações de combate ao analfabetismo por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que atualmente, abrange do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Conforme a avaliação mais recente (2014), 84,6% das crianças encontram-se alfabetizados ao término do 2º ano.

Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%. Reforçou que o número de municípios cearenses no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental subiu de 1, no início do programa, para 173, em 2014. Em relação à Alfabetização de Jovens e Adultos, ressaltou que as secretarias municipais são responsáveis desde 2007.

Fonte: Diário do Nordeste

Temer vem ao Ceará anunciar R$ 40 milhões para obras contra a seca

Anunciada por senadores da oposição no Estado, a liberação atende pedido do governador Camilo Santana (PT) feito na última terça-feira

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), anunciou nesta quinta-feira, 24, a liberação de R$ 40 milhões para obras de combate a efeitos da seca no Ceará. Segundo o deputado Danilo Forte (PSB), o presidente Michel Temer (PMDB) virá ao Estado em 8 de dezembro anunciar a ação.

Anunciada em reunião do ministro com os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), a liberação atende pedido do governador Camilo Santana (PT) feito na última terça-feira, 22.

“Por determinação do presidente Temer, estamos liberando mais R$ 40 milhões que serão distribuídos para o governo do Estado para diversas obras que possam captar água e garantir a distribuição, sobretudo na Região Metropolitana de Fortaleza”, diz o ministro, que destaca outras ações como o Cinturão das Águas. “Tudo isso preocupado com a seca no Nordeste”.

“É importante reconhecer o esforço do Ministro e do Presidente em trabalhar em cooperação muito próxima com o governo do Ceará”, destacou Tasso. Já Eunício afirma que os recursos atenderão todas as demandas de Camilo Santana ao presidente Michel Temer. “O governador vai receber o valor que ele solicitou do presidente”.

Crise hídrica

Anunciada por senadores de oposição no governo do Estado, a liberação de recursos é novo episódio em meio a polêmicas entre Camilo Santana e o governo federal. Na última terça-feira, o governador Camilo Santana esteve em Brasília para apresentar ao ministro uma série de medidas emergenciais contra um colapso d'água no Estado.

Antes disso, o governador já havia dito que um possível colapso d’água no Estado seria de responsabilidade da União, por conta da paralisação de obras de transposição do Rio São Francisco. Pensadas diante do atraso da ação, as medidas apresentadas a Temer somariam R$ 110 milhões em investimentos.

Procurado pela Reportagem, o secretário-adjunto de Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, disse desconhecer qualquer liberação de recursos neste sentido. Ele destaca que, até o início da tarde desta quinta, o governo não havia recebido qualquer retorno do Ministério da Integração Nacional.

Saiba mais

Entre medidas pedidas por Camilo, estão a instalação de oito adutoras de montagem rápida no interior e a perfuração de poços de diversos tipos. Também foram solicitados 100 poços com painel solar, para localidades sem energia elétrica e a instalação de 75 poços com dessalinizador, para locais com água salobra, bem como compra de quatro perfuratrizes para poços em áreas litorâneas.

A utilização do volume morto dos açudes Castanhão, que está com de 5,38% da capacidade, Gavião, com 81,53%, além do Cauhipe, com 44,58%, também está prevista, caso seja necessário. Isso significa usar toda a água dos reservatórios, mesmo abaixo da cota estabelecida.

Além das medidas emergenciais, há o projeto de ações estruturantes, que são mais caras e demoradas, como a duplicação do Eixão das Águas e a instalação dos “sistemas integrados de águas tratadas”, para captar água do Eixão por meio de adutoras.
Fonte: O POVO Online

26 de novembro de 2016

Mortalidade infantil atinge o menor nível em 41 anos, aponta IBGE

A mortalidade de crianças menores de um ano de idade, importante indicador de desenvolvimento social de um país, vem em escala decrescente no Brasil e atingiu seu menor nível em 41 anos.

Em 2015, a morte de bebês menores de um ano de idade representou 2,5% de todos os óbitos do país. Dez anos antes, em 2005, esse percentual era de 4%. Em 1974, a morte de bebês com essas características chegava a 28% do total.

Se consideradas crianças menores de cinco anos de idade, a taxa aumentava ainda mais, para 35,6%. Os dados fazem parte da Estatística de Registro Civil, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O instituto divulga os dados anualmente e a série histórica começa em 1974.
Segundo a pesquisa, 31.160 crianças menores de um ano morreram em 2015 no país. O total representou queda de 21,9% em relação ao apurado dez anos antes, de 39.921. A pesquisa lista alguns fatores que ajudaram na queda do indicador, todos relacionados à melhora da qualidade de vida e a ampliação ao acesso a serviços básicos e de saúde no país.

Houve, segundo o IBGE, "aumento da escolaridade feminina, a elevação do percentual de domicílios com saneamento básico adequado (esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo), além do maior acesso da população aos serviços de saúde".

Segundo o instituto, houve ainda "relativa melhoria na qualidade do atendimento pré-natal e durante os primeiros anos de vida dos nascidos".

"Enfim, diversas ações advindas não somente das esferas governamentais, mas também de entidades privadas e organizações sociais, foram conduzidas com o propósito de reduzir a mortalidade infantil e infantojuvenil", explica a pesquisa.

MÃES 

O estudo mostrou ainda que houve melhora na idade com que as mães têm filhos. As mulheres estão sendo mães mais tarde do que eram em 2005. De acordo com o IBGE, 25,14% dos nascimentos no país em 2015 eram de mães entre 20 e 24 anos de idade. Há dez anos, esse percentual era de 30,9%. 

Na outra ponta, houve aumento das mulheres que optaram por ter seus filhos em fase mais adiantada da vida. O instituto registrou aumento na fatia dos nascimentos de mães com 30 e 34 anos (20,3% do total) e de 35 a 39 anos (10,5%). Em 2015, esses percentuais eram, respectivamente, de 15% e 7%.
Da Folha de S.Paulo

Senadores decidem votar fim da reeleição em dezembro

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), relator da proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidentes da República, governadores e prefeitos, quer simplificar o texto em discussão no Senado para que a proibição da recondução dos atuais ocupantes desses cargos possa vigorar já paras as eleições de 2018. O fim da reeleição já foi aprovado na Câmara e, para valer, só precisa da decisão dos senadores com dois turnos de votação em plenário e sanção presidencial.

Valadares tinha acrescentado outras regras ao texto aprovado pelos deputados. Mas para evitar que a emenda retorne à Câmara para nova jornada de votações, como prevê o regimento do Congresso, as alterações foram descartadas de seu relatório final, que deverá ser apreciado pelo conjunto dos senadores até meados de dezembro.

O texto final da emenda deverá conter apenas a supressão do parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição, que versa justamente sobre a hipótese de recondução dos mandatários àqueles postos. O dispositivo foi acrescentado à proposta do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), hoje ministro da Educação do governo Michel Temer, que foi transformada em emenda constitucional em 4 de junho de 1997, permitindo a reeleição do então presidente Fernando Henrique Cardoso (leia detalhes da 
Emenda Constitucional 16/1997).

A simplificação da proposta sugerida pelo senador Valadares vai deixar de fora da mudança o período de mandato de presidentes, governadores e prefeitos. A questão, segundo o parlamentar, deverá ser discutia em outras propostas de emenda à Constituição, com mais tempo para serem discutidas pelo Congresso.

Controvérsia

O fim da reeleição para cargos executivos não é consenso entre os senadores. O líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), é a favor do fim da reeleição, mas seu colega que ocupa o cargo de líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), é contra.

Um pequeno grupo de senadores de PMDB, PSDB e outras legendas menores também é contra o fim da reeleição, mas não deve ter força suficiente para impedir a aprovação do fim do dispositivo constitucional. A mudança legal não trata da possibilidade de reeleição do atual presidente Michel Temer, que ocupa o cargo desde 31 de agosto, em substituição à ex-presidente Dilma Rousseff, cassada em processo de impeachment com o voto de 61 dos 81 senadores.
Fonte: Congresso em Foco


25 de novembro de 2016

Justiça proíbe prefeitura de Camocim de gastar dinheiro da educação (FUNDEF) em outras áreas

"Justiça determinou ao Banco do Brasil que não autorize o saque desses recursos na 'boca do caixa', nem os transfira para qualquer outra conta que não seja a específica para a movimentação dos recursos do FUNDEB"

O Juiz Federal, da 18ª. Vara, Sérgio de Norões Milfont Júnior, no dia 09 de novembro, em face da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), concedeu liminar determinando que o município de Camocim se abstenha de aplicar os recursos oriundos do precatório do Fundef em quaisquer atos que impliquem em despesas estranhas à manutenção e desenvolvimento do Ensino Básico.

Para a tomada de decisão, o magistrado considerou que, por duas vezes, o MPF oficiou o município de Camocim requisitando-lhe informações sobre a intenção que este tinha de aplicar os recursos recebidos na ação judicial em finalidade diversa da prevista na legislação, ocasiões em que o município não apresentou quaisquer esclarecimentos a respeito.

Diante da previsão de pagamento do precatório do FUNDEF para o próximo dia 12/12/2016, a Justiça Federal também determinou ao Banco do Brasil que "não autorize o saque desses recursos na 'boca do caixa', nem os transfira para qualquer outra conta que não seja a específica para a movimentação dos recursos do FUNDEB". A referida instituição bancária já fora intimada da decisão.

Embora seja em caráter liminar, a decisão, favorável à ação proposta pelo Ministério Público Federal, reforça a tese há muito defendida pelo Sindicato APEOC: o precatório do FUNDEF é da educação, logo, do professor.

O Sindicato APEOC, pioneiro, e protagonista, em ações de aplicação dos recursos do FUNDEF na Educação/no Magistério, continua a ser diligente no objetivo de impedir que as prefeituras desviem os valores (precatórios) para outras finalidades.

Para alcançar esse objetivo, o Sindicato APEOC, representante legal dos professores e servidores públicos lotados nas Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios, constituiu uma banca especializada de advogados para ingressar, de forma cautelar, na Justiça, contra as Prefeituras que desrespeitassem a legislação, e a nossa categoria, aplicando os recursos do FUNDEF em outra atividade que não na Educação/no Magistério.

Dos 22 municípios cearenses que entraram na Justiça reclamando o pagamento da verba devida, mais da metade já fechou negociação com o Sindicato APEOC, concordando que 60% dos recursos do FUNDEF devam ser destinados aos profissionais do magistério.

O primeiro município cearense, que teve recursos bloqueados – a partir de ação do Sindicato APEOC – por não destiná-los à educação, e ao profissional do magistério, foi o de Maracanaú. Há outros municípios em que a verba continua bloqueada em face do ente federado (o município) não destinar os recursos à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, e aos professores.

No caso específico de Camocim, o Sindicato APEOC permanece buscando negociar com a Gestão Municipal, não abrindo mão do percentual de 60% para os professores. No momento, sindicato e categoria aguardam o agendamento de uma audiência para se decidir que os valores em questão devam ser aplicados exclusivamente na manutenção e no desenvolvimento do Ensino Básico.
Fonte: APEOC


23 de novembro de 2016

Ciro diz que probabilidade de Temer concluir mandato “é pequena”

Pré-candidato à presidência da República em 2018, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) acredita que o presidente Michel Temer (PMDB) não permanecerá no cargo até o final do mandato previsto para dezembro de 2018. “Não creio que esse Michel Temer tenha todas as condições de se manter, não. A probabilidade dele terminar [o mandato] é pequena”.

A declaração foi feita após Ciro ser lembrado da entrevista que concedeu à jornalista Kézya Diniz, em novembro de 2014, quando disse que o então deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) deveria ser preso e que a então presidente Dilma Rousseff (PT) não terminaria o mandato. Questionado sobre os possíveis desdobramentos da crise, Ciro justificou:

“Aquilo ali tinha condicionalidades que, infelizmente, foram praticadas. Isso acabou virando a entrevista de maior audiência da minha vida, por causa da internet. E hoje você tem duas alternativas: esse golpe não foi feito em favor do Michel Temer, ao contrário do que a quadrilha do PMDB salvo as honrosas exceções que há, poucas que sejam. O golpe não foi feito em favor deles. Foi feito para atender a três grupos de interesses muito poderosos”.

Interesses

Segundo o ex-ministro, os grupos políticos interessados no impeachment de Dilma são os seguintes: “O primeiro grupo de interesses tem a ver com o sindicato dos políticos, do A ao Z, também com muitas exceções, mas eles querem o fim da lava jato (…) para persistir na tradição da impunidade e que a cadeia se mantenha para ladrões de galinhas. O segundo grande interesse, eles praticamente já entregaram, mas não será simples de praticar. É o desmonte do alinhamento internacional do Brasil, que lutou por 15 anos por um alinhamento distinto de uma ordem International monopolista, assentada na violência, na intervenção, e basicamente, tira o Brasil dos Bricks e a entrega o petróleo ao mercado privado”.

“E o terceiro bloco é esse que quer usurpar o controle do orçamento público para gerar excedentes a qualquer preço, de maneira a jogar no posto da dívida, que por sua vez é o caminho por onde 10.000 famílias abastadas do Brasil ganham em cima de 100.000 trabalhadores brasileiros”, disse.

Pouca chance

O ex-ministro ainda concluiu afirmando que: “Eu posso lhe fazer um vaticínio: eu não creio que esse Michel Temer tenho todas as condições de se manter no governo. Hoje eu não seria capaz de afirmar com tanta categoria que não, mas a probabilidade dele terminar é pequena”.

Nomes

Ainda segundo Ciro, com a saída de Temer, o Congresso deve se reunir para eleições diretas e dois nomes já articulam assumir indiretamente o comando do País: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa. As declarações aconteceram, na segunda-feira (21), antes da audiência pública na Assembleia Legislativa sobre Banco Central do Brasil.

Delações

Em entrevista aos jornalistas, cercado por aliados, disse que novas delações premiadas avançaram para além do PT, que, conforme explicou Ciro, foi “puxado para pagar sozinho uma culpa que é ancestralmente de muita gente e, talvez, agora essas muitas mais gentes começam a entrar”. Ciro, porém, evitou citar nomes.

Não tá fácil

Após previsões certeiras, sobre a crise política vivida no País, inclusive com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a queda do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ), Ciro admitiu que, hoje, não é “fácil” fazer uma análise sobre o desenrolar do atual momento político já que o momento é diferente daquela ocasião que tinha “condicionalidades” que foram praticadas.

“Esse golpe não é mais ao moldes fáceis de se entender, porque ele, hoje, manipula mecanismos protocolares mediante uma avassaladora máquina de propaganda”, frisou ele, acrescentando que o país está na pior “depressão econômica” e caminhando para chegar aproximadamente a 15 milhões de brasileiros desempregados. “E diante deste drama social, irá explodir a violência urbana”.

Mais

Ciro Gomes negou ainda ter se reunido com Antônio Campos (PSB), irmão do ex-governador Eduardo Campos. A informação foi divulgada pela imprensa nacional. Ciro classificou o encontro como “factoide”.
Por: Kézya Diniz / Política com K

22 de novembro de 2016

Ministério público apura ameaça de morte ao advogado e vereador eleito Marcos Coelho

Na trama, há suposto envolvimento dos Vereadores César Veras e  Emanoel Viera.
O Ministério Público do Estado do Ceará, em Camocim, através do Promotor Paulo Trece, notificou os vereadores Emanoel Vieira (PDT) e César Veras (PDT), que é o atual Presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC-CE),  para comparecerem  a sede da Promotoria desta Comarca, com fim de esclarecerem as suas ditas participações em uma “trama sórdida” em que estariam, possivelmente, planejando a morte, ou pelo menos a  cassação do diploma ou do futuro mandato do Vereador eleito, Marcos Coelho. 

Em noticia apresentada no dia 16 deste mês (novembro) , Marcos Coelho informa ao Representante do Ministério Público desta Comarca,  que há um suposto planejamento entre esses dois vereadores atuais, e reeleitos,  com o intuito de “eliminarem” sua atuação profissional e política.

O Advogado Marcos Coelho, e eleito o Vereador mais  votado deste Município, foi informado pelo  Vereador  Ricardo Vasconcelos (PSD),  que antes do início da Sessão da Câmara Municipal, ocorrida em 24 / 10/ 2016, ouviu o seguinte diálogo entre os seus colegas parlamentares,  Emanoel Vieira e César Veras:“ O Marcos Coelho não passa três (3) meses aqui na Câmara”. O advogado  Joaquim Coutinho relatou também  que encontrou-se com o Vereador César Veras no Restaurante, o Euclides, situado na Beira Mar de Camocim, no final do mês de outubro, e ao indagá-lo sobre o processo de cassação de seu registro de candidatura, ele respondeu assim: “O que é do Marcos Coelho tá guardado”.

As informações noticiadas pelo vereador Ricardo Vasconcelos e pelo advogado Joaquim Coutinho foram ditas na presença de outras testemunhas, mas por uma questão de segurança suas e de seus familiares, serão identificadas sigilosamente ao Promotor de Justiça, Paulo Trece.
Na mesma Notícia ao Ministério Público, Marcos Coelho lembra que é advogado em causas contra os dois vereadores da base aliada da prefeita Monica Aguiar – César Veras e Emanoel Vieira - e ainda que é um forte opositor do grupo politico que atualmente detém o domínio do poder político em Camocim, seja na Prefeitura, seja na Câmara.  

Ao final, Marcos Coelho, requer ao Promotor  de justiça, que apure imediatamente os fatos relatados pelo vereador Ricardo  Vasconcelos e pelo advogado Joaquim Coutinho, pedindo que, medidas urgentes e necessárias para preservar a sua vida, o seu exercício profissional e a sua atuação política, sejam adotadas. 

A Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-Sobral,  e   também a Promotoria Eleitoral de Camocim,  foram devidamente comunicadas sobre a dita trama aqui relatada.
 Fonte: Revista Camocim

Ricardo poderá ser o nome da oposição para disputar a presidência

O vereador Ricardo Vasconcelos (PSD) poderá ser o candidato da oposição a disputar a presidência da Câmara de Camocim. Ele já contaria com apoio dos companheiros de partido, Juliano e Júlio César Sotero. Já o advogado Marcos Coelho, apesar de ter seu nome cogitado, diz abertamente que, em nome do bem coletivo, vota em qualquer nome indicado. 

O vereador eleito Erasmo Gomes, declarou em rede social que teria indicado Marcos Coelho e que estavam em diálogo para decidir. 

Ricardo Vasconcelos, juntamente com Juliano Cruz, é o vereador mais experiente da casa, partindo para o 5º  mandato consecutivo, tendo exercido o cargo de presidente e líder da bancada, além de também já  presidido  algumas comissões legislativas. 

De acordo com informações de bastidores, e pela declaração feita pelo próprio vereador durante pronunciamento em plenária, tudo transcorre para que o atual líder da bancada possa mesmo ser o nome a representar a força opositora no primeiro embate da próxima legislatura. 
Em tempo
Ricardo, durante esta legislatura que se encerra, manteve postura opositora combatível, com discurso forte e critico e sempre utilizando a tribuna para denunciar publicamente os descasos e falhas da administração de Monica Aguiar. 
Fonte: Revista Camocim

Sérgio responde: " não sou frouxo e vou até o fim

Ferreira Gomes declaram apoio a Zezinho, mas Sérgio Aguiar confirma disputa com correligionário.
O ex-governador Cid Gomes (PDT) ratificou , após voltar de temporada nos Estados Unidos, o posicionamento do irmão Ciro Gomes (PDT) e endossou o apoio à reeleição do deputado Zezinho Albuquerque (PDT) à presidência da Assembleia Legislativa.

"É o Zezinho que deve seguir. É o acordo. O Sérgio Aguiar é muito jovem, pode esperar". O deputado Sérgio Aguiar anunciou na Assembleia Legislativa, há duas semanas, que lançará candidatura à presidência da Casa. À época do anuncio, Aguiar afirmou já ter conversado com Cid, Ciro e com o governador Camilo Santana (PT) sobre a candidatura.
"Até o fim"
Após ser preterido pelos Ferreira Gomes em benefício de Zezinho, Sérgio Aguiar reagiu endossando a própria candidatura em evento na Assembleia, na última sexta-feira (18): "não sou frouxo e vou até o fim da disputa".
Maurício Moreira
Fonte: Blog do Roberto Moreira (Diário do Nordeste)



5 de novembro de 2016

Educação: justiça federal rejeita pedido do "MPF" e ENEM será neste fim de semana

As provas serão realizadas normalmente, nos dias 5 e 6 de novembro, para os alunos que não tiveram as datas alteradas devido à ocupação de escolas e universidades no País

A 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará indeferiu, nesta quinta-feira, 3, ação do Ministério Público Federal (MPF) para suspender o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a decisão, as provas do exame serão realizadas normalmente neste fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, para os alunos de estados sem datas alteradas, como o Ceará. O procurador da República Oscar Costa Filho disse ao O POVO que vai recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal (TRF).

A juíza federal em exercício da 8ª Vara,  Elise Avesque Frota, decidiu em liminar que "apesar da diversidade de temas que inafastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos, em que há ênfase na avaliação do domínio da língua e de outras competências que não têm "o tema" como ponto central".

O procurador da República Oscar Costa Filho ingressou o pedido de suspensão, nessa quarta-feira, 2, argumentando que a isonomia da prova estaria sendo ferida com o adiamento da aplicação do exame para parte dos candidatos do Brasil.

O Inep alterou o calendário para 191 mil estudantes devido à ocupação de 300 escolas ou universidades, onde seriam realizadas provas do Enem 2016. Esses estudantes farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro, um mês após a primeira aplicação. 
A petição em desfavor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pedia "que todas as provas sejam realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro".

Após o pedido de suspensão, o MPF ingressou emenda requerendo alteração do pedido primeiro sugerindo: ''a a doção das administrativas necessárias no calendário ENEM 2016, com vistas a assegurar que todos os candidatos submetam-se à mesma prova de redação''; ou suspensão ''dos efeitos da validade jurídica das provas até o julgamento de mérito da demanda, assegurando assim a igualdade de partes''.



Sérgio Aguiar se lança candidato a presidente da assembleia legislativa do Ceará

“Falei com o André, o Cid e o Camilo e me mandaram seguir a candidatura”
O deputado Sérgio Aguiar (PDT), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, anunciou, nessa sexta-feira, que já está como candidato a presidente da Casa. Ele informou que tem esse sonho e que seu objetivo é reforçar ainda mais a aproximação do legislativo com os interesses da população.

Por duas vezes, Sérgio Aguiar abriu mão de disputar, preferindo acatar a escolha do atual presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, mas, agora, sentindo-se bem mais maduro e com aval da maioria dos parlamentares, afirmou ter chegado o momento de se lançar nessa missão. A repercussão da fala de Sérgio Aguiar entre seus colegas foi positiva.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima